Intercâmbio Giramundo fomenta a arte mural em Vitória

A 2ª edição do Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana, uma parceria do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e do projeto A Arte é Nossa, vai realizar o programa "Engajamento Comunitário Através das Artes em Murais", que acontece entre os dias 14 e 21 de março.

O programa faz parte de uma iniciativa do Centro Internacional Meridian em parceria com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, que viaja pelo mundo fomentando a produção artística, através de workshops, palestras e da concepção e execução de murais. O objetivo é promover a arte como plataforma de inserção e empoderamento social, aproximando as questões regionais do processo criativo do muralismo.

Vitória dá o pontapé nas ações, que também irão passar pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com um workshop para 20 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Leonor Pereira da Silva, no bairro Santa Lúcia. Os artistas Dave Loewenstein e Karen Valentin, ou KRN, serão os responsáveis por apresentar as técnicas do muralismo/grafite e supervisionar a execução de um trabalho no muro da escola.

 

Artistas
Dave Loewenstein é muralista, escritor e gravurista, com obras nos Estados Unidos, além da Irlanda do Norte e Coreia do Sul. Alguns dos seus trabalhos, que tratam de questões sociais e políticas, fazem parte das coleções permanentes do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e da Universidade de Yale. Premiado pelo seu trabalho como arte-educador e documentarista, Dave foi nomeado um dos agentes culturais fundadores para o novo Departamento de Arte e Cultura dos Estados Unidos.

Karen Valentim, ou KRN, trabalha com arte urbana e tem como característica principal a cultura indígena. Participou do projeto "Linguagens da Terra", que unia o grafite a partir dos grafismos e cores do artesanato e pintura corporal dos índios. Compôs o coletivo "DasMina" e atualmente faz parte da equipe do Instituto TamoJunto, organização sem fins lucrativos que atua na mobilização, articulação e fortalecimento de redes juvenis, por meio da cultura, meio ambiente, esporte e lazer.

 

Intercâmbio
O Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana é a segunda parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Semc, e o Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro. O primeiro evento foi inteiramente voltado para música e aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho, com workshop e a feira cultural no Parque Pedra da Cebola, com a participação de coletivos artísticos que produzem em Vitória e apresentações musicais da banda de congo Amores da Lua, do cantor André Prando e dos grupos Pó de Ser Emoriô e Curtis Clinton Band.

 

Arte "From a Dream to the Promise" (Arkadelphia, Arkansas) é um dos trabalhos executados por Dave Loewenstein

 

A Arte é Nossa
O projeto A Arte é Nossa é uma iniciativa da Semc que tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição. Desde 2013, aconteceram nove ações em 1,5 mil m² de muros da cidade, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas, e pretendem aproximar o cidadão do campo das artes, transformando as ruas de Vitória em uma grande galeria urbana.

 

Informações do site da Prefeitura de Vitória: 

http://www.vitoria.es.gov.br/noticia/intercambio-giramundo-fomenta-a-arte-mural-em-vitoria-20305

Share
  • Artistas mexicanos realizam pinturas e exposições na Grande Vitória

    O grupo Board Dripper, da cidade de Querétaro (México) é o convidado para o Festival Latinta, que promove a residência artística e intercâmbio cultural de artistas latino-americanos no Espírito Santo
    Veja Mais
  • Morar Mais Vitória

    O Instituto TamoJunto participa de um bate-papo nesta quinta-feira (01) no evento Morar Mais Vitória.

    Veja Mais
  • "EPIDEMIA PIXO" Mostra Audiovisual

    O Instituto TamoJunto e o Latinta Mural convida a todos a se inscreverem para o "EPIDEMIA PIXO" Mostra audiovisual.

    Veja Mais
  • Escola da Vida coopera com fotógrafo para realizar sonho de voltar ao mercado de trabalho

    Guiomedce Gomes Paixão é integrante da Escola da Vida e ganhou a oportunidade de ser instrutor de fotografia.

    Veja Mais
  • 2º Campeonato MANOBRA DOURADA

    Nessa sábado, 23, acontecerá no bairro Serra Dourada III o 2º Campeonato MANOBRA DOURADA.

    Estão todos convidados.

    Veja Mais
  • Intercâmbio Giramundo fomenta a arte mural em Vitória

    A 2ª edição do Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana, uma parceria do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e do projeto A Arte é Nossa, vai realizar o programa "Engajamento Comunitário Através das Artes em Murais", que acontece entre os dias 14 e 21 de março.

    Veja Mais

 

Conheçam nossos Projetos e Coletivos Juvenis

Caiu na Rede é Jovem Tem por objetivo expandir as ações dos Coletivos juvenis da Grande Vitória, proporcionando o protagonismo juvenil criando espaços e condições que possibilitem o envolvimento com atividades direcionadas à solução de desafios reais, atuando como fonte de iniciativa,autonomia e compromisso. O DNAUrbano.com.br é um espaço dedicado a unir as mais variadas vertentes da cultura  urbana. Com uma linguagem própria, voltada ao cenário juvenil, busca dar visibilidade  às diversas culturas urbanas.
O Funk da Paz, é um projeto  realizado por um grupo de jovens de comunidades  periféricas da Grande Vitória-ES, com intuito de levar ao público, um Funk com letras conscientes e mensagens positivas. O Projeto Alma Percussiva visa a confecção de instrumentos musicais étnicos, com intuito de disseminar a pratica da luteria alternativa e as vertentes culturais na musicalização. O Latinta cria e fortalece meios de intercâmbio e interação entre artistas latino-americanos através  da pintura mural e da vivência/ residência artística na casa de  artistas em países vizinhos.
Associação Capixaba de Skate ACSK - Lutando por novas pistas, campeonatos, intervenções  culturais e sócio educativas usando o skate como o principal  meio de luta em Vitória-ES. A Revista Noix Por Noix é a  primeira revista da cultura Hip  Hop no Espirito Santo,que tem o  objetivo de expandir toda a cena  capixaba e suas intervenções,  trazendo um material de durabilidade e qualidade. O Projeto Boca a Boca é uma  manifestação cultural realizado  toda sexta-feira em uma  comunidade diferente utilizando  pontos estratégicos como  praças, parques municipais e  outros locais públicos.
O Parkour Espírito Santo é um  coletivo de praticantes que  reúne diversos grupos com a finalidade de fortalecer o  parkour no estado através  de treinos, encontros, oficinas, workshops e apresentações. O Assédio Coletivo é um grupo formado por produtores e  articuladores culturais.  Busca fortalecer o cenário  cultural do ES, valorizar a arte  autoral, a colaboração e a ação  de outros coletivos e agentes.  
     
     
     
     
     
     

Nossos membros

Atual Diretor Presidente do Instituto TamoJunto, é o idealizador do DNAUrbano.com.br primeiro site especializado em cultura urbana dno Espírito Santo  - Atua nas áreas de artes visuais através de intervenções urbanas e desenvolvimento web.

Além de músico, é um dos sócios fundadores e foi o primeiro presidente do TamoJunto. Formado em Comunicação Social, atuou e atua em  diversos movimentos ligados a juventudes além de projetos e programas sócio culturais realizados pelo poder público, setor privado ou sociedade civil. Sócio fundador do TamoJunto, skatista, escritor de Graffiti, artista plástico, MC, produtor cultural e designer gráfico. Idealizou o “Mutirão ao Vivo e a Cores”, “Emético Zine”, “Semana de Graffiti” e o “Latinta”. Faz parte do movimento Hip Hop, dos coletivos “LDM Crew” e “BSP – Bicho Solto Produções”.
Assistente Social, pós graduada em Políticas Sociais, com amplo trabalho desenvolvido em coletivos juvenis. É sócia fundadora do TamoJunto, no qual atua como Diretora Administrativa e colabora com a coordenação dos projetos desenvolvido pela Instituição. Consultora nas áreas social, educacional e de avaliação. É sócia fundadora do Tamojunto e integra o Conselho de Responsabilidade Social da FINDES, Conselho Administrativo da ACACCI, Conselho Consultivo da FUNDAES e do Comitê de Inclusão Social do Espírito Santo em Ação. Participa ativamente do 3º Setor Conectado e dos projetos de intervenção urbana do Tamojunto. Sócio fundador do TamoJunto, é incentivador do Funk consciente. Criador do Projeto Funk da Paz, projeto que busca um novo olhar sobre o Funk distante da Imagem marginalizada que o ritmo carrega. Por conta de sua militância em prol da Cultura da Paz, foi convidado a integrar o Instituto TamoJunto.
Passou mais da metade de sua vida em cima de um skate, através de trabalhos desenvolvidos com dedicação e seriedade em prol do esporte. Foi Presidente da Associação Capixaba de Skate – ACSK, entidade que hoje é parceira do Instituto TamoJunto. Mineiro de Uberlândia lidera um grupo de dançarino e graffiteiros chamado Atos Crew, indicado por duas vezes no Prêmio Hutuz, vencendo em 2009 como melhor grupo de break da década. Já ministrou oficinas de Graffiti e dança de rua em vários projetos da prefeitura de Vitória. Músico, compositor e líder da banda Lion Jump. Atua como produtor musical. Foi o vencedor do Festival Capixaba de. Criador de diversos projetos entre eles Reggae na escola (São Paulo), Primeira Feira Cultural Beira Manguezal e Casa Maria em Vitória.

Ex presidente do TamoJUnto, Estudante de Pedagogia, Poeta Marginal, compositor e ator. Músico que canta a realidade de uma vida que se parece com Teatro do Oprimido, Aonde sou convidado a sair da plateia e me tornar protagonista da minha própria Historia, rimada ao som de Rap que se completa com minha Articulação no movimento Hip Hop.
garcia aline
maura  nileda  

Nossos Parceiros

fundaesp

Somos Filiados a FUNDAES

Instituto TamoJunto - Conheça nossa história

Espaço de Partilhas e Horizonte de Possibilidades

Por Regina Murad

O Instituto TamoJunto foi pensado durante meses em horas de conversa, encontros, estudos e reflexões entre muitas pessoas que foram fundamentais para que fosse concretizado. Criar uma associação com jovens para jovens faz parte de uma grande aposta: é viável instituir uma organização inovadora, baseadas em princípios democráticos, de inclusão, de empoderamento e que tenha como foco a sustentabilidade.

É uma instituição que pelas parcerias e alianças, trocas, novas formas de conviver, apoios, diálogos, participação, mobilização, articulação, aprendizados e a produção de conhecimentos pode abrir um largo horizonte de possibilidades.

Sua origem se deu a partir do Projeto Rede Jovem da Prefeitura Municipal de Vitória, através da Secretaria Municipal de Assistência Social - Gerência de Promoção Social da Juventude (SEMAS/GJUV).

Nesta Rede os primeiros jovens mobilizados para participar foram aqueles que apresentavam perfil de articuladores e mobilizadores de um determinado segmento jovem. Daí ao se conectar com o Rede Jovem cada um deles veio como um ator social que representava os anseios, as demandas, as realizações e as estratégias de seu grupo de origem.

Com o término do Projeto Rede Jovem, os jovens articuladores tomaram a decisão de se organizar em uma associação sem fins lucrativos para impedir que ocorresse a dissolução do processo de conexão em rede. Assim cada um dos componentes se transformou em sócio-fundador do Instituto TamoJunto.


Quem Somos

O Instituto TamoJunto é uma organização sem fins lucrativos, formada de jovens para jovens que desenvolve intervenções urbanas juvenis através da arte, cultura, meio ambiente, esporte e lazer. Nossas metodologias são construídas coletivamente e as ações baseiam-se em princípios democráticos, de inclusão, de empoderamento e com foco na sustentabilidade.

O que fazemos? 
Através de diversas linguagens urbanas atuamos na mobilização, articulação e fortalecimento de redes juvenis com o objetivo de que o jovem seja autor de sua história de vida e que seus olhares, pensamentos e ações sejam vetores de desenvolvimento comunitário.

Algumas intervenções ligadas à rede TamoJunto:
Artes Circenses | Audiovisual | Basquete de Rua | Breaking Dance | Cine Clube | Danças Circulares | Freestyle (improviso de rimas) | Funk da Paz | Graffiti | Letras e Rimas | Literatura Urbana | MC e DJ | Música Orgânica | Parkour | Penteado Afro | Quadrinhos | Reggae | Skate Masculino e Feminino | Teatro do Oprimido

 

Contato

Quer falar conosco? Por favor preencha o formulário abaixo.

Nosso Endereço

 
Sede Administrativa.
Avenida Jerônimo Monteiro, 124 - Salas 202 e 206
Edifício Santa Mônica, Centro - Vitória. CEP: 29010-002

TamoJunto nas redes sociais